Início » Notícias » Sectet realiza certificações do Pará Profissional e Pronatec em Rondon do Pará e Paragominas

07/07/2017

A cidade de Rondon do Pará foi mais uma a receber a oficina “Educação Profissional x Cadeia Produtiva: Demandas e Ofertas”, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) para captar demandas do município e região para a oferta de novos cursos no âmbito do Pará Profissional. A atividade ocorreu nesta quinta-feira, dia 6, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, e contou com a presença do prefeito municipal, Arnaldo Rocha, e dos representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Programa CredCidadão.

Durante o evento, a Sectet entregou certificados de qualificação profissional a 51 alunos concluintes dos cursos realizados por meio do Programa Pará Profissional na região. Desta vez, os agraciados com a certificação foram os alunos dos cursos de “Magarefe N1 e N2” e “Técnicas de Elaboração de Massas Folhadas e Semifolhadas”.

Nesta sexta-feira (7), é a vez de 49 alunos de Paragominas receberem os certificados do Pará Profissional. Os cursos ofertados, no município, foram “Magarefe N1 e N2” e “Técnicas de Gestão de Resíduos Sólidos para o Setor Moveleiro”. Além desses, ainda receberão os documentos os concluintes de duas turmas do curso de “Carnes e Derivados”, ofertados no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - setor produtivo, coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Para a realização das oficinas e, consequentemente, dos cursos e certificações, a Sectet contou com a parceria das prefeituras municipais e com o apoio do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) como unidades contratadas ofertantes.

Programas - O Pará Profissional, amparado pela Lei no. 8.427, que cria o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, instituídas em 16 de novembro de 2016, é um dos instrumentos de combate à desigualdade interregional no Estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local. O Pronatec  soma-se aí como um programa federal que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Em 2015, a Sectet assinou Acordo de Cooperação Técnica com o MDIC e passou a ser a articuladora do Programa, no Estado, realizando o levantamento técnico das demandas do setor produtivo e repassando ao Ministério. Atualmente, o Pará é o 4º estado que mais recebe vagas do Programa.

Texto: Ascom/Sectet