Busca

Notícias

conteúdo principal

Sectet lança plataforma “TecnoCírio” com imagens e textos sobre a devoção a Nossa Senhora de Nazaré

06/10/2020

A história, as celebrações, os símbolos, as edificações, enfim, as formas de expressão da fé dos católicos paraenses em Nossa Senhora de Nazaré estão reunidas na plataforma que será lançada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) nesta sexta-feira (9), às 10h, no auditório da Escola de Governança do Pará (EGPA).

“As circunstâncias da pandemia nos levam a viver o Círio de forma diferente e a plataforma é mais um meio de estarmos todos conectados, utilizando a tecnologia da comunicação para fazer fluir a emoção que toma conta dos paraenses nesse momento ímpar da nossa religiosidade”, afirma o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

PARCERIAS
A plataforma é o resultado da parceria entre a Sectet, a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Fundação Guamá - organização gestora do PCT Guamá, a Diretoria da Festa de Nazaré e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).

“Diante da necessidade do distanciamento social, idealizamos a plataforma em conjunto para possibilitar mais um canal de divulgação do Círio e aproximação dos fiéis com a programação em homenagem à Nossa Senhora”, explica Yuri Santiago, da equipe de elaboração do “TecnoCírio”.

Para a concretização do site foram convidados profissionais de renome do cenário paraense, que elaboraram textos inéditos sobre 26 temas relacionados ao Círio. Todos os textos estão disponíveis em inglês e espanhol, além do português. As fotografias foram feitas por premiados profissionais do estado, que fizeram o registro do Círio de 2019.

360°
Dentro do projeto do TecnoCírio haverá ainda o registro em 360° da pregação na Basílica Santuário, celebrada pelo padre João Dantas, no sábado (10), às 8h30, além da Descida do Glória, às 11h30 do mesmo dia e da missa do Círio 2020, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, no domingo (11), às 7h. Os eventos poderão ser acompanhados ao vivo e depois ficarão disponíveis na plataforma.

Outra novidade é que todo o conteúdo da plataforma estará disponível também no aplicativo “TecnoCírio – a fé na palma da mão”, que está sendo finalizado.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet)