Busca

Notícias

Início » Notícias » Sectet lança nona edição da Revista Ver-a-Ciência
conteúdo principal

Sectet lança nona edição da Revista Ver-a-Ciência

18/12/2017

Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) publicou a versão digital da nona edição da Revista Ver-a-Ciência. O periódico semestral é um dos eixos estruturantes da política de incentivo à disseminação e à popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Pará. A publicação traz informações a respeito de ações, projetos e eventos realizados entre os meses de julho e dezembro de 2017, além de apresentar um balanço do ano do trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará, por meio da Sectet e outros órgãos.

A entrevista deste número é com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki, responsável pela coordenação do Plano Estratégico de Governo, intitulado “Pará 2030”. Ao longo da seção, ele explica de que forma as ações da Sectet convergem para a execução do plano.

Já, a matéria de capa aborda o sucesso da 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, na Estação das Docas, em Belém, em plena Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O evento, que teve recorde de público (mais de 15 mil visitantes), contou com uma programação diversificada, agradando pessoas de todas as idades. Outra matéria abordada nesta edição é o direcionamento do Programa Inova Pará, que, por meio de parcerias, vai consolidando projetos de implantação de novos ambientes de inovação nas várias microrregiões paraenses.

Outro destaque é a participação da Sectet no Fórum de Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado do Pará, oportunidade em que foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Secretaria e as instituições-membro do Fórum, em favor do programa Inova Pará. O Pará Profissional, por sua vez, é abordado na seção “Caso de Sucesso”, na qual são apresentados os números e os primeiros resultados do Programa, após um ano de publicação da lei que o instituiu. A reportagem é ilustrada com histórias de alunos de alguns desses cursos e antecipa, igualmente, o planejamento das novas ações nesse campo do ensino profissionalizante, para o futuro.

Por fim, a Revista ainda traz matérias interessantes sobre: a relação entre as pesquisas desenvolvidas na Universidade do Estado do Pará e a tradição local; o projeto “Xingu Conectado”, em plena realização na região da Transamazônica; o lançamento do primeiro edital do Programa TecSocial, direcionado ao financiamento de tecnologias sociais voltadas ao atendimento de necessidades básicas de populações vulneráveis; a realização do Fórum do CONFAP, pela primeira vez realizado em Belém, sob a coordenação e o patrocínio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa); e um registro comemorativo aos 60 anos de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a maior instituição de ensino superior da região Norte.

Serviço: Esta e as outras edições da Revista Ver-a-Ciência estão disponíveis em   http://www.veraciencia.pa.gov.br/

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)