Busca

Notícias

Início » Notícias » Sectet entrega Comenda Mulher Cientista nesta sexta-feira (29)
conteúdo principal

Sectet entrega Comenda Mulher Cientista nesta sexta-feira (29)

28/03/2019

A Comenda Mulher Cientista - Comci 2019 será entregue na próxima sexta-feira, 29, em solenidade realizada no Teatro Estação Gasômetro, a partir das 9h30. A Comci é uma distinção criada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) para homenagear mulheres que tenham contribuído com suas pesquisas e inovações tecnológicas para o desenvolvimento da ciência do estado do Pará. “Além disso, criamos a Comci para incentivar as mulheres a participarem mais do mundo da ciência e inovação, espaço ainda dominado pelos homens”, destaca o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

Receberão a Comci mulheres que foram escolhidas em duas etapas. A primeira foi realizada por meio das redes sociais da Secretaria, onde os internautas puderam indicar as cientistas e suas pesquisas ou projetos inovadores. As sugestões foram enviadas no período de 8 a 19 de março divididas nas duas categorias: Jovem Talento e Cientista Master. Depois de catalogadas, as 21 indicações foram analisadas pela Comissão Científica de Avaliação da Comci, formada por mulheres cientistas, representantes de instituições de ensino e pesquisa do Pará. Compõem a Comissão este ano a professora Edna Castro, representante da Universidade Federal do Pará (UFPA), a professora Yvelyne Santos, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a pesquisadora Alessandra Ferraiolo, da Embrapa Amazônia Oriental.

A entrega da Comenda faz parte da programação em homenagem às mulheres realizada pelos órgãos do Governo do Pará. Na solenidade, também serão entregues certificados de Menção Honrosa às mulheres que estão à frente de Secretarias e instituições do estado. “O nosso principal objetivo é demonstrar com exemplos que as mulheres podem e devem estar em todos os espaços sociais onde elas queiram estar, da ciência à política”, enfatiza a adjunta da Sectet, Edilza Fontes.

Texto: Jeniffer Galvão