Busca

Notícias

conteúdo principal

Roda de conversa mobiliza comunidade e alunos no território do Icuí-Guajará

13/03/2020

Com uma significativa participação de moradoras e moradores, gestores do Projeto Meu Endereço, membros da Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda do Pará e a dinâmica participação dos alunos da Escola Maria de Nazaré Marques Rio, localizada na Rua São Pedro, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, ocorreu na última quinta-feira, 12 de março, pela parte da manhã, mais uma Roda de Arte, Cultura e Diálogos.

A atividade envolveu encenações teatrais, músicas autorais e narrativas artísticas que articulam uma dinâmica de reflexão sobre a intimidação, estigmas e conflitos no direito à moradia, além de debater temas como IPTU, união estável, direito de passagem, direito de propriedade, violência urbana e a importância da participação da comunidade em defesa dos seus direitos e no cumprimento dos seus deveres.

A Roda é uma ação do Projeto “Meu Endereço: lugar de paz e segurança social”, que integra o Programa TerPaz do Governo do Estado do Pará, coordenado pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC). Para a moradora do bairro Flávia do Socorro, a roda de conversa foi uma experiência muito animada.

“Aprendi muitas coisas que ficarão marcadas para mim pelas jornadas da vida, em especial os conflitos de vizinhança. Moro num cômodo de alvenaria, dividido no meio, e com um banheiro no interior. Tenho dois filhos. Perto da minha casa tem muito som alto. Essa realidade afeta o sono e demonstra falta de respeito com os vizinhos. É muito ruim. A questão do IPTU também foi importante, pois ficou claro que quem pode menos, paga menos. Quem pode mais, paga mais. Fiquei feliz em participar”, destacou com um sorriso de alegria.

Texto e fotos: Kid Reis/Ascom CRF-UFPA