Busca

Notícias

Início » Notícias » Projeto “Diálogos da Inovação” inicia com discussão sobre os Arranjos Produtivos Locais
conteúdo principal

Projeto “Diálogos da Inovação” inicia com discussão sobre os Arranjos Produtivos Locais

21/06/2018

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) iniciou hoje, 21, mais uma ação voltada para fomentar Ambientes de Inovação no Pará, no âmbito do Programa Inova Pará. Intitulado “Diálogos da Inovação”, o projeto trouxe, na sua 1ª edição, o tema "Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais como Estratégia de Desenvolvimento", e contou com a participação de servidores da Sectet e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que dialogaram sobre conceitos e projetos inovadores relativos aos Arranjos Produtivos Locais (APLs)

“Esse projeto tem como principal propósito o de discutir, mensalmente, conceitos que podem ajudar no desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito das cadeias produtivas trabalhadas no Pará. No evento de hoje, é fundamental entender, por exemplo, a diferença entre Cadeia Produtiva e Arranjo Produtivo Local, este se caracterizando por estar geograficamente concentrado e por ser um espaço de interação entre diferentes entidades”, explicou o Diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Marco Antônio Lima, na abertura do evento.

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais, com foco em um conjunto específico de atividades econômicas que apresentam vínculos. Geralmente envolvem a participação e a interação de empresas que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços, entre outros. Estão inclusos em organizações públicas e privadas voltadas para formação e capacitação de recursos humanos.

A Sedeme possui o Núcleo Estadual de Apoio aos APLs (NEAPL), cujas realizações foram apresentadas no evento pelo Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Raimundo Sergio de Menezes Santos. “Por meio de incentivos fiscais, assessoramento de planejamentos estratégicos e apoio na realização de eventos e projetos inovadores, o Núcleo vem trabalhando o fortalecimento de diversos APLs no Estado, como os de cacau e chocolate, laticínios, gemas, pesca e aquicultura, mandioca, alimentação fora do lar, entre outros”, disse o Diretor.

Ao final do evento foi apresentado um caso de sucesso em APL de alimentação fora do lar, o qual foi criado em 2016 com o apoio da Sedeme e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel PA). O empresário Nazareno Alves, dono de uma rede de restaurante local, apresentou as conquistas que obteve ao participar do APL. “Nosso principal chamativo é a forma de apresentar e vender um dos principais pratos típicos do Pará, que é o açaí. Uma vez dentro do APL, investimos muito na capacitação dos nossos colaboradores e isso foi fundamental para o nossa expansão”, afirmou o empresário.  

O projeto “Diálogos da Inovação” continuará neste mês de junho. A 2ª edição do evento ocorrerá dia 28, às 9h, na Faepa, e trará o tema “Perspectivas de Desenvolvimento do Setor de Pesca e Aquicultura na Região do Nordeste Paraense”. A entrada é gratuita.

Texto: Igor de Souza – Ascom Sectet