Busca

Notícias

conteúdo principal

Inscrições prorrogadas

22/11/2021

Forma Pará: quatro universidades prorrogam as inscrições

Foram prorrogadas, até o dia 24 de novembro, as inscrições para quem pretende realizar a prova do processo seletivo seriado do Forma Pará, chamada 2021. Programa do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas para diminuir o déficit na oferta de curso superior no estado.

As inscrições para a prova começaram no dia 5 de novembro. Quatro das instituições parceiras prorrogaram o prazo para os candidatos se inscreverem até o dia 24 de novembro: a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); a Universidade Federal do Oeste do Pará; a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa). A prova do processo seletivo de todas as IES será realizada no dia 5 de dezembro de 2021 simultaneamente em todos os municípios beneficiados pelo programa nesta chamada.

O Forma Pará, por meio da Ufra, irá ofertar 150 vagas nos cursos: Sistemas de Informação, 50 vagas, em Belém/Icoaraci; Ciências Contábeis, 50 vagas, em Salvaterra; e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, 50 vagas, em Santa Cruz do Arari. E pela Ufopa, o curso é Gestão Pública  e Desenvolvimento Regional, 40 vagas, em Alenquer.

Os cursos ofertados e os municípios atendidos pela chamada 2021 do programa, por meio da Unifesspa são: Zootecnia, 40 vagas, em Piçarra; Geologia, 40 vagas, em Ourilândia do Norte; Medicina Veterinária, 40 vagas, em Tucumã; Engenharia Mecânica, 40 vagas, em Tailândia; Matemática, em Abel Figueiredo, Cumaru do Norte e Santa Maria das Barreiras (50 vagas em cada); Engenharia Civil, em Rio Maria, Almeirim e Eldorado dos Carajás (50 vagas em cada); Engenharia da Computação, 40 vagas, em Nova Ipixuna; e Direito da Terra, 50 vagas, em Itupiranga. Totalizando 550 vagas em 12 municípios.

Pela Uepa, o Forma Pará também abriu 500 vagas (50 em cada) em outros dez municípios: Tecnólogo em  Gastronomia, em Belém/Mosqueiro; Engenharia Civil, em Bragança; Engenharia de Produção, em Acará; Engenharia de Software, em Baião; Bacharelado em Enfermagem, em Goianésia e Mocajuba;  Licenciatura em Educação Física, em Tracuateua; Licenciatura em Ciências Biológicas, em Bagre; Licenciatura em Geografia, em Muaná; e Licenciatura Intercultural Indígena, em Parauapebas (Terra Indígena).

Em todos os casos, a taxa de inscrição é R$ 80,00 (oitenta reais). O prazo para solicitação de isenção da taxa também foi prorrogada até às 12h do dia 24. O Instituto Federal do Pará (IFPA) segue com inscrições abertas também até o esse dia, conforme o cronograma inicial disposto em seu edital.

Serviço
Os editais abertos estão disponíveis AQUI.