Início » Notícias » Governo do Pará lança Desafio InovaTur 2018

Governo do Pará lança Desafio InovaTur 2018

01/12/2017

A importância de colocar o Pará como um dos principais destinos dentro do cenário nacional e internacional de turismo foi a pauta que permeou o lançamento do Desafio InovaTur 2018, realizado na noite desta quinta-feira (30), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante a programação da 6ª edição da Feira Pará Negócios. O Desafio tem o objetivo de buscar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento de projetos direcionados à promoção do estado do Pará enquanto destino turístico. A competição é organizada pelo Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec).

Durante a cerimônia de lançamento, o titular da Setur, Adenauer Góes, contou que a ideia do Desafio surgiu após uma reunião com representantes do Governo do Pará, na qual se discutia a necessidade de inovação dentro das cadeias estratégicas do Estado, sendo o turismo uma delas.   “A gente fala muito que o Pará tem potencialidade, mas o desafio do turismo como atividade econômica é ainda muito grande no Brasil e, lógico, que as dimensões aumentam bastante quando se pensa em Amazônia, porque o nosso modelo é extrativista culturalmente, ainda hoje é o que predomina, por isso o Pará é riquíssimo, mas não temos o retorno, na mesma proporção, do ponto de vista da geração de emprego e renda, dessa forma o turismo é sim uma alternativa econômica para o Estado”, enfatizou o Secretário.

Assim, a ideia de premiar soluções inovadoras que alavanquem o turismo paraense converge com o Programa Inova Pará, coordenado pela Sectet, que abraçou a causa. “O Inova Pará possui a ideia de levar a inovação às cadeias produtivas estratégicas do Estado para que este avance no seu crescimento e, até 2030, possa se equiparar à média do desenvolvimento nacional. É um desafio muito grande e para isso ciência, tecnologia e inovação são imprescindíveis. Como o turismo é uma dessas cadeias estratégicas, a intenção do InovaTur é chamar os talentos que procurem aliar o conhecimento à inovação, queremos colocar em evidência as ideias inovadoras cujo o objetivo principal é alavancar o turismo no Pará”, explicou a adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez.

A competição será aberta a estudantes, profissionais, entusiastas ou qualquer pessoa com interesse nos temas empreendedorismo e inovação com talento para o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionem o Pará enquanto destino turístico, além de aumentar o alcance promocional dos produtos e regiões turísticas do Estado aos níveis regional, nacional e internacional; buscar novos modelos e soluções para a gestão do turismo no Estado; e promover o empreendedorismo na área.

O Desafio InovaTur premiará as três melhores propostas, sendo o prêmio no valor de R$ 10.000, 00 (dez mil reais) para o primeiro colocado; R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o segundo; e R$ 3.000,00 (três mil reais) para o terceiro lugar. As propostas premiadas ainda receberão três meses de hospedagem no Espaço de Coworking do PCT Guamá, com apoio e orientações para amadurecer as ideias.

Pará Negócios - Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, o Governo do Pará estará presente na 6ª edição da Pará Negócios. Com o tema “Avançar para Crescer”, a feira multissetorial, promovida pela Associação Comercial do Pará (ACP), tem o objetivo de integrar empresas da região Norte em um intercâmbio de negócios e de tendências de mercado em níveis nacional e internacional. Patrocinador oficial do evento, o Governo levará atendimento diversificado ao setor produtivo paraense, dividido em três estandes que reunirão cerca de 15 órgãos no pavilhão de exposição. No estande em que Sectet e Setur realizaram o lançamento do Desafio InovaTur, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) lançou conjuntamente o site InvestPará. A aquisição de ingressos e inscrições para a programação da Feira podem ser feitas pelo site: www.paranegocios.com.br.

Serviço: As inscrições para Desafio InovaTur 2018 são gratuitas e podem ser feitas, entre 4 de dezembro de 2017 e 22 de janeiro de 2018, nos sites dos seus realizadores:

www.setur.pa.gov.br

www.sectet.pa.gov.br

www.universitec.ufpa.br

www.pctguama.org.br

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)