Início » Notícias » Governo do Pará certifica 120 de alunos do Programa Pará Profissional em Belém e Marituba

23/03/2018

Na tarde desta quinta-feira (22), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) certificou concluintes demais três cursos, realizados no município de Belém, no âmbito do Programa Pará Profissional, que tiveram o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) como unidade executora.

No total foram 46 alunos certificados, sendo 13 concluintes do curso de “Confeiteiro”; 17 da turma de “Serviços de Garçom e Garçonete”; e 16 do curso de “Assistente de Logística Portuária”. Para Ricelma Martins, que recebeu o certificado do curso de “Confeiteiro”, essa foi uma grande oportunidade de se profissionalizar.

“Vi que era uma oportunidade para aprender e sair da zona de conforto. Eu já tinha curiosidade, eu aprofundei meus conhecimentos, além disso, os professores são ótimos. Agora com a conclusão do curso, tenho todo o suporte para ingressar no mercado de maneira profissional. Esse curso é uma oportunidade única. Vale a pena”, recomendou a concluinte.

Além da qualificação, o Programa Pará Profissional permite que os concluintes dos cursos sejam logo encaminhados para o mercado de trabalho, já que possui uma parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Portal do Trabalhador. Por isso, representantes desses órgãos estiveram presentes na cerimônia de certificação, juntamente com representantes do Senac.

Na ocasião, o subcoordenador da Secon, Mauro Dalton, ressaltou a importância da parceria com o Governo Pará, por meio da Sectet.  “Hoje o mercado exige muito a qualificação profissional que não tínhamos e agora, por intermédio do Estado, junto à Prefeitura, conseguimos bons profissionais qualificados para o mercado de trabalho. A vantagem desse certificado é o respaldo que o profissional tem para apresentarem às empresas e, hoje, os concluintes desses cursos podem oferecer isso”, concluiu.

Marituba – Já na manhã desta sexta-feira (23), a Sectet certificou 74 concluintes de mais três cursos do Pará Profissional realizados em Marituba, sendo 22 da turma de “Serviço de Garçom e Garçonete”; 21 do curso de “Assistente Administrativo”; e 14 alunos da turma de “Auxiliar de Transporte, Movimentação e Distribuição de Cargas”; que tiveram o Senac como unidade executora. Além desses, 17 concluintes do curso de “Agricultor Florestal”, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também receberam os certificados.

O Programa – O Pará Profissional, instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, é descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

O Programa amplia e flexibiliza a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o estado, levando em consideração as demandas sociais existentes, as vocações produtivas regionais e a necessidade de se criar maiores oportunidades de emprego e renda.

Texto: Fernanda Graim com informações de Maryane Brito (Ascom/Sectet)