Busca

Notícias

Início » Notícias » Fapespa lança editais Interpará 2017, Guyamazon e de Iniciação Científica
conteúdo principal

Fapespa lança editais Interpará 2017, Guyamazon e de Iniciação Científica

01/09/2017

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou nesta quinta-feira (31), na II Reunião do Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Programa Municípios Sustentáveis, no hangar Convenções e Feiras da Amazônia os Editais Interpará 2017, edital Guyamazon e edital de Iniciação Científica. A Fapespa, por meio do governo do Estado, está investindo o aporte financeiro no valor total de mais R$ 6 milhões nas chamadas 2017/2.

Os Editais Interpará 2017 representam uma estratégia criada para corroborar com as políticas públicas do governo do Estado, referentes às ações estratégicas do “Pará 2030”, voltadas para o desenvolvimento das regiões de integração, por meio da formação de redes de pesquisa, da qualificação de recursos humanos e da modernização de laboratórios de pesquisa científica. O aporte financeiro da Fapespa soma, ao todo, R$ 5 milhões aos editais Interpará 2017, contemplando as seguintes regiões de integração: Rio Caeté, Tocantins, Rio Capim, Guamá e Marajó.

Para o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, o Interpará promove a quebra de paradigmas. “Estamos garantindo que recursos para fomento e amparo à pesquisa cheguem ao interior do estado. Isso é uma diretriz nova da Fundação, e que parte do pressuposto de que nós precisamos ampliar os grupos de excelência e apoiar pesquisas nas universidades que estão sediadas nas diversas regiões. Essa é uma estratégia que estamos adotando com o objetivo de apoiar também a geração de pesquisas que ajudem a consolidar a estratégia do Pará 2030, promovendo a verticalização da produção, agregando valor às atividades e gerando mais emprego no Pará”, disse.

O Guyamazon é o apoio resultante da cooperação internacional entre Brasil e França, que prevê a realização de pesquisas científicas relativas aos desafios da Amazônia e o intercâmbio de pesquisadores e estudantes entre ambas as nações. Além disso, apoia a execução de projetos de pesquisa conjuntos mediante a colaboração científica e tecnológica entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do estado do Pará e da França, com foco em ações voltadas para a região.

Já o Edital de Iniciação Científica refere-se à concessão de bolsas para os Programas de Iniciação Científica das instituições de ensino superior e isntituições de pesquisa  do Pará com o objetivo de incentivar e desenvolver o pensamento e a prática científica de estudantes de graduação na iniciação à pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Texto: Edson Oliveira (Ascom Fapespa)