Equipe do Forma Pará se reúne com representantes do IFPA sobre a chamada 2021 do programa

10/06/2021

Na manhã desta quinta-feira (10), a adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e gestora do Programa Forma Pará, Edilza Fontes, esteve na reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA), juntamente com dois integrantes da equipe do Programa, a fim de reunir com o reitor do Instituto, Cláudio Alex da Rocha, professores e coordenadores de cursos para detalhar as informações do programa e destacar a chamada 2021.

Lançado em 2019, o Forma Pará é uma ação do governo do estado, por meio da Sectet, que contribui para a melhoria dos baixos índices de acesso à educação superior no norte do Brasil, em particular no território paraense. O programa possibilita a união entre governo, Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, prefeituras e associações municipais no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios que não possuem polos dessas instituições ou onde não exista a oferta de determinado curso mas haja demanda de acordo com a vocação econômica de cada região.

Para a coordenadora do curso de agronomia em Castanhal, Louise Rosal, a participação do IFPA no programa é uma maneira de dar mais oportunidades para uma educação pública, superior e de qualidade. “Vejo, neste momento, uma importante perspectiva de ampliar o horizonte de ressignificação da formação dos estudantes do estado”, pontuou.

Da mesma opinião comunga o coordenador institucional do programa pelo IFPA, Lair Menezes. “Falar do Forma Pará é falar de uma iniciativa que já nasceu grande”, disse destacando que o programa leva formação superior para pessoas que nunca teriam esse tipo de oportunidade.

Ampliação no número de vagas

A secretária Edilza Fontes agradeceu ao IFPA, que aderiu oficialmente ao programa em 2020, e destacou que o Instituto é um importante parceiro deste e de projetos futuros da Secretaria que também preveem a ampliação da oferta de vagas a nível técnico.

Ela ressaltou que a chamada 2021 do programa, que deve ser lançada no dia 28 de junho, vai oferecer quase o dobro de vagas do que já foi oferecido nos dois anos anteriores, desta vez serão 1.880 vagas ofertadas, distribuídas entre 38 turmas em 33 municípios ou distritos.

Ou seja, em três anos, o Programa já chega próximo à sua meta inicial que era a oferta de 4 mil vagas. Com a perspectiva da chamada 2022, agora a previsão é que se chegue a 5 mil vagas em quatro anos.

Em 2019, foram ofertadas 1000, distribuídas em 20 turmas, espalhadas em 15 municípios ou distritos paraenses. Já em 2020, cuja a prova do processo seletivo ocorre no dia 4 de julho de 2021 (devido a adiamentos provocados pela pandemia), a oferta se ampliou a 21 municípios ou  distritos, com 995 novas vagas distribuídas em 23 turmas.

Para o reitor do Instituto, Cláudio Alex da Rocha, este é um grande esforço do governo do estado em prol da educação superior e profissional no Pará. Ele comemorou a proximidade e o apoio que tem da Sectet com a ampliação de vagas de nível superior e técnico, assim como da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), órgão vinculado à Secretaria, pelo fomento a bolsas de pesquisas no estado.

No período da tarde, a equipe do Forma Pará se reuniu individualmente com os professores para explicar os detalhes dos trâmites administrativos para a realização dos cursos da chamada 2021 que serão executados pelo IFPA por meio do Programa. Para esta chamada estão previstos os cursos de agroecologia, em Bom Jesus do Tocantins e Cachoeira do Arari; engenharia de alimentos, em Santa Maria do Pará; engenharia de pesca, em Bonito; gestão ambiental, em Belém (Icoaraci); gestão hospitalar, em Salvaterra; e análise e desenvolvimento de sistema, em Almerim.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)

Fotos: Priscila Castro (Ascom/Sectet)