Busca

Notícias

Início » Notícias » Drones serão atração na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
conteúdo principal

Drones serão atração na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

08/10/2019

Uma das atrações da 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI) será a apresentação de drones feita pelo Clube Drone Belém (CDB), na parte externa da Estação das Docas, no período de 23 a 25 de outubro. Além da exposição dos equipamentos, os interessados poderão participar da palestra “A Importância dos Drones no Processo Investigativo das Perícias de Engenharia”, no dia 25, na Sala Multiuso Estação Business, às 14h.

"Os drones são equipamentos que têm despertado muito interesse e vêm se popularizando nos últimos anos. Acreditamos que em breve drones poderão transportar humanos para fins de vigilância e salvamento, por exemplo. Na Feira, o público terá oportunidade de conhecer melhor esses veículos aéreos que podem ser usados tanto para entretenimento como para ações de segurança e resgate”, ressalta o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Demethrius Lucena.

Clube – O Clube Drone Belém foi criado há um ano e reúne 31 pessoas que utilizam o equipamento para estudo, trabalho ou mesmo lazer. O bombeiro militar Leonardo Sousa explica que o grupo nasceu da necessidade de reunir profissionais que atuam com drone na cidade. São pessoas que utilizam drones de diversos tamanhos e para diferentes atividades. “Nós criamos o grupo para compartilhar informações sobre operação dos equipamentos, sobre legislação, formatação de cursos e treinamentos”, explica.

Como os drones são utilizados também para ações de resgate e segurança, Leonardo informa que em setembro ministrou curso no Corpo de Bombeiros, formando 14 bombeiros operadores de drones para a Defesa Civil. Na FECTI, o Clube estará presente para expor os equipamentos, divulgar os trabalhos que cada um realiza e fazer sobrevoos na baía do Guajará.

Palestra – A utilização dos drones no trabalho de análise de acidentes, como desabamento de prédios e incêndios, será tratada pelo perito do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e professor da Universidade do Estado Pará (Uepa), José Alberto Silva de Sá, na palestra “A Importância dos Drones no Processo Investigativo das Perícias de Engenharia”.

O professor explica que em determinadas situações a identificação das evidências relacionadas às perícias de engenharia pode ser prejudicada devido às limitações impostas ao perito, como por exemplo, o acesso a um local que representa risco à sua integridade física. “Os drones vêm sendo utilizados como uma ferramenta de apoio ao processo investigativo dessas perícias”, enfatiza José Alberto Sá. A palestra dele será no dia 25/10, às 14h, na Sala Multiuso Estação Business.

Texto: Jeniffer Galvão
Fotos: Divulgação do CDB