Desafios para a construção do maior evento online do Pará serão conhecidos nesta sexta-feira (26)

25/06/2020

Quatro dias de intensos debates, mais de 90 palestrantes, tudo em plataforma digital e envolvendo as várias nuances de um único tema “Em tempos de pandemia”. Os desafios para a construção do maior evento online de disseminação de pensamentos da ciência e tecnologia do estado do Pará serão conhecidos a partir das 20h desta sexta-feira, 26, durante o bate-papo com Demethrius Lucena, diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet),  Walter Júnior, da Interceleri Google, e Antônio Correa, presidente da Açaí Valley. A mesa encerra o ciclo de palestras e debates promovidos pela Secretaria em alusão à Semana Estadual Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento que começou na terça-feira, 23.

O evento é realizado de forma presencial conectada, utilizando ferramentas Google, com o apoio da empresa de inovação Inteceleri, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá). Pesquisadores do Pará e de outros estados brasileiros realizam palestras e participam de mesas redondas a respeito de estudos, projetos, ações e reflexões sobre o combate ao novo coronavírus e tratamento da Covid-19.

O último dia de evento começa às 8h30 com a participação de Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, Dr. Hilton Pereira, Dr. Antonio Vallinoto, Dr. Walkymário de Paulo Lemos que falam sobre as lições aprendidas com a pandemia. Às 9 horas, também tem “Espaço Maker na Escola contra a Covid-19”, com Aline Marculino de Alcantara e Suellen Ferreira Barbosa. A programação segue com João Marcelo Azevedo Santos sobre o Conselho de Jovens empresários em tempos de pandemia.

Como nos dias anteriores, manhã, tarde e noite estão preenchidas com uma variedade de assuntos envolvendo o tema central, tendo a participação ainda de Wanda Elizabeth SadeckBurlamaqui, Leonardo Silveira Villar, Antônio Costa Neto, Prof. Dr. André Walsh-Monteiro, Ivo José Paes e Silva, Billy Anderson Pinheiro, Antonio Batista Ribeiro Neto, Gleiciane Pereira Ribamar, João Estevam da Silva Costa Neto, Marília Mota, Marcelo Rocha Sá, Vitor Alves, Fábio Magalhães, Ronaldo Andrade, Vitor Hugo Auzier Lima, Bruno Gomes Dutra e Fellipy Fernando Ferreira Soares.

Entre as instituições que possuem palestrantes no evento estão: Unirio, UFPR, UFPA, Uepa, Ufra, IFPA, Sebrae no Pará, UFF, Açaí Valley, Conjove, Finep, Observatório MCFC, INPI, RV ARQ, Sírio Libanês, Associação Arapiuns, ParaTic, Interceleri, ACTA, PCT Guamá, Abipti, NDAE, CMC -OAB, SBPC, Associação dos Produtores de Leite e Queijo, Conab, Sedap, Instituto Senai de Inovação em Tecnologia Minerais, Amachains, Redescobrindo Nosso Brasil, Ufam, Anprotec, Ufopa e Fapespa.

Semana Estadual

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento foi instituída pela Lei 8.841, de 8 de abril de 2019, e publicada no Diário Oficial do Estado em 9 de abril de 2019.O objetivo da Lei é que a Semana venha a promover, incentivar e divulgar atividades de ciência, tecnologia e inovação, inclusive os avanços, no âmbito estadual. Devido ao isolamento social como medida fundamental para o combate à pandemia, este ano a Sectet preparou programação toda online, por meio da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT).

Para se inscrever acesse AQUI.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)