Busca

Notícias

conteúdo principal

Alunos do 'Forma Pará' participam de aula inaugural do curso de Agronomia em Mocajuba

13/11/2021

A oferta do curso de Agronomia em Mocajuba tem a parceria da prefeitura municipal e da Ufra

 “Quero aprender a manusear as plantas para ampliar o sítio da minha família e também ajudar as pessoas da minha comunidade”. Os planos são da estudante Geisiane Leão Pinto, 22 anos, moradora da Vila Bom Futuro, comunidade no interior de Mocajuba, município da região do Tocantins. Ela e seus colegas de turma participaram, na última sexta-feira (12), da aula inaugural do curso de Agronomia ofertado pelo Programa Forma Pará em Mocajuba.

“Estou me dedicando desde o início. Minha intenção é poder oferecer cursos, quando eu me formar, para as famílias da minha comunidade desenvolverem a agricultura local e terem uma vida melhor”, contou. Esse é um dos objetivos do “Forma Pará”. Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Programa conta com a parceria de prefeituras municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas para diminuir o déficit da oferta de cursos superiores no Estado, e assim ajudar a população a melhorar a qualidade de vida.

Johnatan Bueno, 33 anos, colega de turma de Geisiane, disse que suas expectativas também são as melhores. “Mocajuba é um município que já tem as suas raízes todas voltadas para a agricultura, desde as famílias mais simples. Todos têm laços com a agricultura. Esta oportunidade é única e precisamos aproveitar para que possamos fazer nossa região se desenvolver”, acrescentou.

O curso de Agronomia em Mocajuba conta com a parceria da prefeitura municipal e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Durante a aula inaugural, estiveram presentes o titular e a secretária adjunta da Sectet, Carlos Maneschy e Edilza Fontes; o prefeito Cosme Pereira; a reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima; o diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, Marcel Botelho; o pró-reitor da Ufra, João Albino; a coordenadora do “Forma Pará” na Ufra, Telma Batista; o coordenador do curso de Agronomia em Mocajuba,  Luiz Augusto; o coordenador do Polo Universitário no município, Ednaldo Fernandes; o secretário Municipal de Agricultura, Josias Costa, e a coordenadora do “Forma Pará” pelo município, Galdina Barbosa.

A reitoria ressaltou a gratidão por realizar o curso. "Nossa universidade está de portas abertas para ir ao interior", afirmou Herdjania Veras de Lima, destacando a Agronomia como um curso de extrema importância para o município.

Referência - Gratidão também fez parte do pronunciamento do prefeito Cosme Pereira, que classificou a chegada dos cursos do “Forma Pará” como um sonho. "Os cursos estão chegando em todo o Estado. Nós sonhávamos e não tínhamos condições de trazer estes cursos. Este, agora, é o primeiro passo para que Mocajuba se torne um município de referência na região do Baixo Tocantins", garantiu.

O secretário Carlos Maneschy, nascido em Mocajuba, lembrou que o “Forma Pará” está mudando a realidade dos municípios paraenses. "Estamos levando educação para que as pessoas sejam capazes de mudar de vida e ajudar os municípios a avançarem", enfatizou.
Outros cursos - No município, a equipe da Sectet participou ainda, na quinta-feira (11), do "I Seminário de Serviço Social e Educação do Forma Pará: desafio e perspectivas", realizado pelos alunos da turma de Serviço Social do Programa.

São quatro os cursos ofertados em Mocajuba. Na Chamada 2019 foram ofertados os cursos de Serviço Social e Direito. Na Chamada 2020, o de Agronomia, e na Chamada 2021, que está com inscrições abertas para a realização da prova do processo seletivo especial até 16 de novembro, o curso é Enfermagem.

São 1.867 vagas ofertadas por esta chamada em 37 municípios/distritos. Os editais estão disponíveis no site da Fadesp, exceto para os cursos a serem executados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que se encontra no site do Centro de Processos Seletivos (CEPs).

Texto e fotos: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)