Busca

Notícias

Início » Notícias » “Meu Endereço”: curso sobre direito à cidade será realizado na Terra Firme neste sábado
conteúdo principal

“Meu Endereço”: curso sobre direito à cidade será realizado na Terra Firme neste sábado

28/11/2019

O projeto “Meu Endereço: lugar de paz e segurança social” promove neste sábado (30) o curso “Direito à Cidade e Regularização Fundiária”, no bairro da Terra Firme, em Belém. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceira com a Universidade Federal do Pará (UFPA) dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

O curso é aberto à participação das lideranças comunitárias do bairro e debaterá os efeitos da migração populacional do campo para a cidade, a ocupação do solo urbano e as relações das forças econômicas que constroem as cidades e determinam a evolução e a sobrevivência humana nos territórios.

Myrian Cardoso, coordenadora do projeto, explica que as relações econômicas influenciam no acesso ao universo das moradias e ao mundo do trabalho, provocando conflitos políticos, habitacionais, ambientais, alimentares, culturais, religiosos, de locomoção e de classe social. “Os mais ricos ocupam as áreas centrais e mais equipadas. Os mais pobres, a periferia sem estruturas de cidadania”, enfatiza.

Urbanização - Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que a população mundial, atualmente de 7,7 bilhões de pessoas, chegará aos 9,7 bilhões até a metade do Século XXI. Em 2050, mais de 6 bilhões de habitantes estarão residindo nas cidades, o que demandará mais políticas públicas para acolher as pessoas. 

Durante o curso livre, haverá dinâmicas com os participantes que terão de identificar as suas ruas e moradias na planta do bairro da Terra Firme e sugerir ações coletivas para garantir o acesso regularizado ao seu endereço, o que contribui para a superação de conflitos socioambientais no território.

“O curso estimulará o protagonismo das lideranças para construir um novo olhar sobre as ações organizadas que possam melhorar a segurança pública e a cidadania nos territórios de pacificação”, descreve Myrian. 

Serviço
Curso “Direito à Cidade e Regularização Fundiária”
Dia 30/11 (sábado)
Hora: 8h às 12h
Local: Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme, localizada na avenida Celso Malcher, s/n.
Público: aberto às lideranças comunitárias do bairro

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet) e Kid Reis (Ascom CRF/UFPA)
Fotos: Kid Reis (Ascom CRF/UFPA)