Busca

Notícias

Início » Notícias » Última edição de 2018 do Encontro Estadual de Educação Profissional ocorre no dia 26 de junho
conteúdo principal

Última edição de 2018 do Encontro Estadual de Educação Profissional ocorre no dia 26 de junho

21/06/2018

Na próxima terça-feira (26), Belém será sede da última edição de 2018 do “Encontro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica”, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Desta vez, o Encontro reúne representantes das regiões de integração Guajará, Guamá e Tocantins.

O evento tem o intuito de promover, de forma conjunta e articulada, uma discussão sobre a execução do Programa Pará Profissional como exercício e experiência de política pública de Educação Profissional e Tecnológica para o desenvolvimento inter-regional, inclusão produtiva e oportunidades para o mundo do trabalho.

As três regiões agregam diversas fontes produtivas de serviços, e estas podem apresentar um resultado muito melhor se forem qualificadas por meio de cursos profissionalizantes e afins.

Na oportunidade estarão presentes o titular e a adjunta da Sectet, Alex Fiúza de Mello e Maria Amélia Enríquez; o titular da Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme), Eduardo Leão; o adjunto da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Everson Souza, entre outras autoridades, empresários, representantes das prefeituras dos 34  municípios que compõem as regiões em questão, dos setores produtivos, de associações de trabalhadores, professores, instrutores e pesquisadores.

As demais edições do Encontro ocorreram no dia 24 de abril, na região Lago de Tucuruí, no município de Tucuruí; no dia 26 de abril, na região Rio Capim, sendo Ulianópolis a sede; no dia 3 de maio, foi a vez da região Rio Caeté, em Bragança; no dia 15 de maio, foi na região de Carajás, no município de Canaã dos Carajás; em 17 de maio na região do Araguaia, sendo Xinguara a sede; no dia 8 de junho, ocorreu o Encontro referente às regiões Baixo Amazonas e Tapajós, tendo Santarém como sede; no dia 13 de junho, na região do Marajó, em Breves e, no dia 15 de junho, na região Xingu, sendo a sede Brasil Novo.

Dentro da programação do último Encontro, ocorrerá ainda a certificação de 55 concluintes dos três cursos oferecidos no âmbito do Programa Pará Profissional. Sendo 23 concluintes do curso de Turismo Religioso; 15 de Confeiteiro e 17 do curso de Design de Mechas.

Programa - O Pará Profissional, instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, é descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.                                                                                     

Durante pouco mais de um ano de existência, o Programa ampliou e flexibilizou a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o estado, levando em consideração as demandas sociais existentes, as vocações produtivas regionais e a necessidade de se criar maiores oportunidades de emprego e renda.

Serviço:

Data: 26/06/18

Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa)

Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva, 1588. Nazaré – Belém/ PA.

Horário: 8h30 às 17h30

 

Texto: Maryane Brito (Ascom/Sectet)