Início » Notícias » Última edição de 2018 do Encontro Estadual de Educação Profissional ocorre no dia 26 de junho

21/06/2018

Na próxima terça-feira (26), Belém será sede da última edição de 2018 do “Encontro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica”, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Desta vez, o Encontro reúne representantes das regiões de integração Guajará, Guamá e Tocantins.

O evento tem o intuito de promover, de forma conjunta e articulada, uma discussão sobre a execução do Programa Pará Profissional como exercício e experiência de política pública de Educação Profissional e Tecnológica para o desenvolvimento inter-regional, inclusão produtiva e oportunidades para o mundo do trabalho.

As três regiões agregam diversas fontes produtivas de serviços, e estas podem apresentar um resultado muito melhor se forem qualificadas por meio de cursos profissionalizantes e afins.

Na oportunidade estarão presentes o titular e a adjunta da Sectet, Alex Fiúza de Mello e Maria Amélia Enríquez; o titular da Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme), Eduardo Leão; o adjunto da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Everson Souza, entre outras autoridades, empresários, representantes das prefeituras dos 34  municípios que compõem as regiões em questão, dos setores produtivos, de associações de trabalhadores, professores, instrutores e pesquisadores.

As demais edições do Encontro ocorreram no dia 24 de abril, na região Lago de Tucuruí, no município de Tucuruí; no dia 26 de abril, na região Rio Capim, sendo Ulianópolis a sede; no dia 3 de maio, foi a vez da região Rio Caeté, em Bragança; no dia 15 de maio, foi na região de Carajás, no município de Canaã dos Carajás; em 17 de maio na região do Araguaia, sendo Xinguara a sede; no dia 8 de junho, ocorreu o Encontro referente às regiões Baixo Amazonas e Tapajós, tendo Santarém como sede; no dia 13 de junho, na região do Marajó, em Breves e, no dia 15 de junho, na região Xingu, sendo a sede Brasil Novo.

Dentro da programação do último Encontro, ocorrerá ainda a certificação de 55 concluintes dos três cursos oferecidos no âmbito do Programa Pará Profissional. Sendo 23 concluintes do curso de Turismo Religioso; 15 de Confeiteiro e 17 do curso de Design de Mechas.

Programa - O Pará Profissional, instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, é descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

Durante pouco mais de um ano de existência, o Programa ampliou e flexibilizou a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o estado, levando em consideração as demandas sociais existentes, as vocações produtivas regionais e a necessidade de se criar maiores oportunidades de emprego e renda.

Serviço:

Data: 26/06/18

Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa)

Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva, 1588. Nazaré – Belém/ PA.

Texto: Maryane Brito (Ascom/Sectet)