Busca

Clipping

Início » Central de Conteudo » Clipping » Suíços apresentam energia solar em veículos aéreos
conteúdo principal

Suíços apresentam energia solar em veículos aéreos

Assunto Data Veículo Tipo
Sectet na Feira do Livro segunda-feira, Maio 25, 2015 Agência Pará Online
Energia Solar quarta-feira, Outubro 14, 2015 ORMNews Online
Fórum de Tecnologias Sociais terça-feira, Outubro 27, 2015 ORM News OnLine
Cursos Profissionalizantes terça-feira, Outubro 4, 2016 G1 Pará Online
Cursos Profissionalizantes quinta-feira, Outubro 13, 2016 Diário OnLine Web
Programa Inova Pará quarta-feira, Março 1, 2017 Rádio Cultura Rádio
Programa Pará Profissional sexta-feira, Março 24, 2017 Tribuna Tapajônica On-line (Blog)
Inauguração do Laboratório do Leite sexta-feira, Maio 12, 2017 Diversos Diversos
Informações: 

Estão abertas as inscrições para a mesa-redonda “Ciência na Amazônia: o projeto AtlantikSolar e os impactos e aplicações da energia solar”, que será realizada dia 19 de outubro, às 18h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O evento, que terá a participação de pesquisadores do ETH Zurich (Instituto Federal Suíço de Tecnologia) e do embaixador da Suíça, André Régli, é gratuito e aberto ao público em geral.

Em pauta, as novas tendências sobre sustentabilidade e energia solar, em especial o uso desse tipo de energia em veículos aéreos não tripulados. De acordo com João Tavares Pinho, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET), instituições parceiras do projeto, a presença de cientistas suíços no Brasil pode abrir portas para possíveis cooperações entre instituições de ensino e pesquisa dos dois países.

O ETH Zurich é reconhecido como uma das maiores universidades de tecnologia e de ciências naturais do mundo, local onde 21 prêmios Nobel estudaram e conduziram suas pesquisas. E foram os cientistas do Laboratório de Sistemas Autônomos do ETH Zurich que desenvolveram o AtlantikSolar, um veículo aéreo não tripulado movido a energia solar, tecnologia que poderá ser conhecida durante a mesa-redonda. “A importância dos eventos relacionados ao AtlantikSolar é que proporcionam uma troca de experiências entre os cientistas da Suíça, que vão trazer seus conhecimentos sobre veículos aéreos não tripulados e energia solar, e os pesquisadores daqui, que têm experiência com aplicações regionais da energia solar”, destaca João Tavares Pinho.

Após a realização da mesa-redonda, no dia 22 de outubro, o AtlantikSolar faz pela primeira vez um voo fora da Europa, de Barcarena para Melgaço. O objetivo é comprovar a autonomia e a resistência da aeronave em condições climáticas diferentes das encontradas na Europa. Também serão coletados dados atmosféricos, importantes para validar ou complementar o estudo do funcionamento e dinâmica da floresta amazônica.

“O projeto conecta o Brasil e a Suíça e traz novas oportunidades para futuras colaborações e parcerias”, explica Mayra Castro, diretora da swissnex Brazil em São Paulo, instituição que executa o projeto no Brasil. O projeto faz parte do plano de comunicação da Suíça no Brasil, chamado “swissando”, que visa a estreitar laços culturais entre os dois países. Outros parceiros e apoiadores são o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ligado ao Ministério da Defesa, Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS) e Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL).

Exposição

Em paralelo à mesa-redonda, haverá no dia 19 de outubro a abertura da exposição “AtlantikSolar – uma aventura histórica na Amazônia Brasileira”. No primeiro dia, o público poderá conhecer o AtlantikSolar de perto. Nos dias seguintes, a exposição continua com os painéis contando a aventura do veículo aéreo não tripulado e também um pouco sobre a colaboração entre Brasil e Suíça. A exposição permanece até o dia 24 de outubro, com visitação das 10 às 22 horas e entrada franca.

Serviço- As inscrições para a mesa-redonda são gratuitas e podem ser feitas no site www.swissnexbrazil.org. Haverá tradução simultânea durante o evento.

Fonte: http://www.ormnews.com.br/noticia/suicos-apresentam-energia-solar-em-vei...