Busca

Clipping

Início » Central de Conteudo » Clipping » Fórum das instituições de ensino e de pesquisa debate rumos da ciência, tecnologia e inovação
conteúdo principal

Fórum das instituições de ensino e de pesquisa debate rumos da ciência, tecnologia e inovação

Assunto Data Veículo Tipo
Sectet na Feira do Livro segunda-feira, Maio 25, 2015 Agência Pará Online
Energia Solar quarta-feira, Outubro 14, 2015 ORMNews Online
Fórum de Tecnologias Sociais terça-feira, Outubro 27, 2015 ORM News OnLine
Cursos Profissionalizantes terça-feira, Outubro 4, 2016 G1 Pará Online
Cursos Profissionalizantes quinta-feira, Outubro 13, 2016 Diário OnLine Web
Programa Inova Pará quarta-feira, Março 1, 2017 Rádio Cultura Rádio
Programa Pará Profissional sexta-feira, Março 24, 2017 Tribuna Tapajônica On-line (Blog)
Inauguração do Laboratório do Leite sexta-feira, Maio 12, 2017 Diversos Diversos
Prêmio de Inovação na Indústria Mineral segunda-feira, Maio 8, 2017 O Liberal Impresso
Curso Técnico em Açúcar e Álcool segunda-feira, Junho 26, 2017 Rádio Cultura Rádio

Páginas

Informações: 

A terceira reunião do Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará recebeu o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Melo, e constituiu uma oportunidade de conhecer os detalhes da política estadual de ciência e de tecnologia, bem como o início de um diálogo e de uma parceria com as instituições sobre as necessidades e a capacidade de produção de conhecimento que atendam às demandas da sociedade paraense.

Durante a reunião, realizada nesta segunda-feira, dia 13, no prédio da Reitoria da UFPA, em Belém, o titular da Sectet apresentou aos integrantes do fórum a minuta do Protocolo de Intenções que propõe parceria com as onze instituições de ensino e de pesquisa do Pará (UFPA, UFRA, IFPA, Cesupa, Unama, UEPA, Embrapa, MPEG, IEC, UFOPA e Unifesspa), para o desenvolvimento do Estado.

“Este protocolo visa, particularmente, à verticalização das cadeias produtivas e estratégicas que vão gerar emprego e renda, mas necessitam de uma base científico-tecnológica para sua consolidação. As instituições de ensino e de pesquisa vão ser essenciais neste trabalho, e cabe à Sectet a contrapartida de agregar todas elas com o espírito de colaboração”, afirmou o secretário Alex Fiúza de Melo.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, considerou positiva a reunião, para aproximar as instituições do fórum e a Sectet, e criar uma agenda comum de trabalho, a qual favorecerá o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da sociedade paraense.

“Nós celebraremos um acordo de cooperação que reunirá, de um lado, as instituições, e de outro, o governo do Estado, por meio da Sectet. Isso facilitará a coordenação de nossas ações em favor do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Estado, e da transferência de conhecimento de ponta para diversos setores da sociedade”, afirmou o reitor.

Presidência do Fórum – Em virtude de uma intensa agenda de compromissos como presidente da Andifes e reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho está, temporariamente, licenciado da presidência do fórum, que passou a ser exercida pelo vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes. O novo presidente elencou algumas propostas, em andamento, como a criação de grupos de trabalho para uma agenda em comum, que discutirá as ações para a área da pós-graduação. Também foi sinalizado o compartilhamento de boas práticas nas áreas de ensino e de extensão entre as instituições integrantes do fórum, por meio da realização de seminários em 2018.

Nesta terceira reunião do fórum, também participaram das discussões o reitor da UFRA, Marcel Botelho; o reitor da UEPA, Rubens Cardoso; o reitor do IFPA, Cláudio Alex da Rocha; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Rômulo Simões; o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri; e o secretário do fórum, Marcelo Galvão. O próximo encontro está marcado para o dia 11 de dezembro, na UFPA, em Belém, a partir das 9h. A reunião será dividida em dois momentos. O primeiro será para receber o diretor presidente da Fapespa, a convite do fórum, e no segundo momento, haverá a assinatura de um protocolo de intenções entre as instituições do fórum e a Sectet.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA